expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 9 de novembro de 2014

Como cuidar de um cabelo poroso?



Hoje venho falar um pouco da tão temida porosidade, e contar a minha experiência pra vocês.

Quem me acompanha, sabe que meu cabelo é virgem (não uso químicas), mas isso não impediu que meus fios ficassem porosos!

Como identifiquei a porosidade no meu cabelo?

Primeiro eu percebi que apesar de todos os cuidados, meu cabelo estava com as pontas espigadas, opaco, extremamente seco e áspero. Pensei comigo: "alguma coisa tá errada!"

Comecei a pesquisar, e vi claramente que isso poderia ser porosidade. Resolvi fazer um teste muito conhecido: peguei alguns fios de cabelo (pode ser do pente) e coloquei em um tigela com água. Se depois de 5 minutos os fios afundassem, eu teria a confirmação de que meu cabelo estava poroso. Resultado: os fios afundaram. Isso significa que meu cabelo estava com alta porosidade.

Os outros resultados são:

- os fios ficam boiando: baixa porosidade
- os fios ficam no meio da tigela: porosidade média ou normal.

Concluir que eu precisava tomar uma atitude rápida, senão eu teria que cortar o cabelo, e nesse momento quero deixa-lo crescer.

Mas antes vamos esclarecer (rapidamente) o que é um cabelo poroso?

- Um cabelo com baixa porosidade, tem as escamas dos fios muito fechadas. E por isso a hidratação não penetra no cabelo. É necessário usar shampoos infantis ou produtos com pH alcalino (muitas pessoas usam o bicarbonato de sódio), para levantar as cutículas do cabelo, e assim permitir que o tratamento penetre nos fios.

- Na porosidade normal/ média, a água penetra facilmente, e os fios conseguem reter a hidratação.

- Um cabelo que está com alta porosidade, possui as escamas dos fios muito levantadas. Por conta disso, o cabelo perde rapidamente toda a hidratação, já que ele não consegue manter a água no interior do fio. Resultado: você cuida, cuida e cuida, mas o cabelo tá sempre espigado e ressecado.

Fiquei intrigada: "não uso tintura, não aliso, não relaxo meu cabelo, não uso secador, nem chapinha. Porque meu cabelo está poroso?"

Existe outros fatores que podem danificar as escamas do cabelo. Shampoos com sulfatos fortes, excesso de sol, esfregar a toalha no cabelo na hora de secar, água do mar. Tudo isso vai danificando os fios ao decorrer do tempo.

Percebi que a solução era selar bem as cutículas do cabelo, para impedir que eu perdesse todo o tratamento.

E aí resolvi elaborar um plano de recuperação capilar.

Eu fazia uma mega hidratação/ nutrição (com maionese, mel, iogurte natural), deixava 40 minutos, enxaguava e em seguida passava condicionador misturado com vinagre. Eu faço a seguinte mistura: coloco a quantidade de condicionador que vou usar numa tigela e acrescento uma colher de sopa de vinagre de frutas ou de cereal (eu não encontro vinagre de maçã, e o vinagre de álcool ressecou muito o meu cabelo). Eu enluvo bem os fios, faço uma massagem carinhosa, deixo atuar por 5 minutos e enxáguo. Depois é só finalizar como de costume.

Porque usar vinagre no condicionador?

O vinagre possui o pH ácido, o que ajuda a selar as escamas do cabelo, e impedir que o tratamento seja perdido.

Fiz esse tratamento 1 vez por semana, durante 3 semanas e a melhora foi rápida e nítida.

Agora vou usar o vinagre de 15 em 15 dias, porque meu cabelo já está bem melhor. Na minha opinião não é legal usar sempre o vinagre. Acredito que ele possa selar muito as cutículas, o que também não é adequado.

Dica: mel é o que tem de melhor nesse mundo para tratar um cabelo poroso! Por isso, acrescente sempre mel nas hidratações. Óleos vegetais também são ótimos para potencializar sua máscara.

Qualquer dúvida, deixem nos comentários!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. É através dele que posso inovar e melhorar o blog. Dicas e sugestões de postagens serão bem vindos.
Comentários com palavrões ou insultos serão excluídos. Lembre-se: RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR!