expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Shampoo Every Strand com Óleo de Argan e Macadâmia



Vou começar esse post dizendo que foi MUITO, MUITO difícil encontrar um shampoo que fosse liberado para a técnica low poo.

A dificuldade foi tanta que eu pensei em desistir, porque eu já tinha procurado em muitas lojas, e todas as fórmulas que eu lia tinha sulfatos super agressivos, que são proibidos pra quem faz a técnica.

Depois de procurar MUITO, finalmente encontrei esse shampoo. Vocês nem imaginam a minha alegria :D  E também desespero, porque ficaram pouquíssimos shampoos dessa marca, e algo me diz que em breve não encontrarei mais :(

Vamos a descrição?

"O shampoo Every Strand  é enriquecido com óleos de Argan do Marrocos e Macadâmia, que limpam e condicionam sem igual. É um shampoo sem sulfatos que deixa o cabelo brilhante, suave e saudável. Formulado para atuar perfeitamente em todos os tipos de cabelo."


Minha experiência: é um shampoo extremamente hidratante e  fácil de aplicar O cabelo fica tão suave que parece que já condicionei os fios. Ele limpa muito bem, e cumpre a sua função, que é limpar sem ressecar e danificar os fios. Porém, não recomendo para quem têm o cabelo oleoso, pois por ser muito hidratante e conter óleos, ele pode deixar os fios com um aspecto "pesado" ou gorduroso, como se não tivesse sido bem lavado.

Por enquanto esse é o único shampoo que estou usando, e espero encontrar outros que sejam liberados para low poo, porque gosto de variar.

Até o próximo post!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Método LOC

Se você é aquela pessoa que sempre ler e ver tudo relacionado a cabelos crespos e cacheados, certamente já ouviu falar no método LOC. Através das minhas pesquisas, li que esse método foi desenvolvido pela Chicoro (link do blog), que é blogueira e também escritora do livro Grow it!, onde ela ensina como cuidar dos cabelos crespos.

O método LOC tem por objetivo manter o cabelo hidratado por mais tempo. Dessa maneira é possível preservar as pontas do cabelo, sem ter a necessidade de corta-lo sempre. Foi assim, que a Chicoro conseguiu obter um cabelo longo e saudável.

LOC significa:

-Líquido: que é simplesmente a água. Você pode acrescentar suco de Aloe vera (babosa), bepantol  ou glicerina (lembrando que a glicerina deve ser usada apenas quando o clima estiver úmido).



-Óleo: nessa etapa vamos usar um óleo vegetal, dando preferência aos óleos mais leves. Eu uso azeite de oliva, e não se preocupem, seu cabelo não vai ficar com o cheiro do azeite. Dê aquela caprichada nas pontas!



-Creme ou condicionador: por último vamos usar um creme ou um condicionador. E agora eu faço algo que sempre fui completamente contra: usar condicionador como creme de pentear. Mas isso é uma "conversa" que teremos em breve.



Entre uma etapa e outra devemos esperar cerca de 15 minutos. Faço da seguinte maneira:

Lavo o cabelo, faço uma hidratação enxaguo, e tiro o excesso de água com uma camisa de algodão. Em seguida, separo o cabelo em 5 ou 6 mechas, borrifo a água com o suco de Aloe Vera, espero 15 minutos, aplico o azeite de oliva em todas as mechas, espero mais 15 ou 10 minutos, e passo o creme ou condicionador, fazendo fitagem, para definir melhor o cabelo.

Eu adoro o resultado! O cabelo fica visivelmente mais hidratado, mais definido e com brilho. A única desvantagem é o tempo. Essa técnica exige tempo e paciência, e se você tem um tempo curto e muitas coisas  pra fazer, será realmente difícil finalizar sempre o cabelo com esse método.

Fica a dica de mais uma técnica para manter o cabelo mais hidratado!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Máscara Condicionante Hidratante Cachos Disciplinados Kanechom



Demorei, mas finalmente consegui fazer o post para falar um pouco mais dessa máscara.

Descrição do produto: "A Máscara Condicionante Hidratante Cachos Disciplinados Kanechom possui em sua fórmula Elastina e Extrato de Aloe Vera que deixam os cachos bem definidos e disciplinados, controlando o volume, proporcionando movimento natural aos cabelos."

Minha experiência: Foi simplesmente ótima! E realmente me surpreendeu! Desde que me mudei para Angola usei a máscara da Kanechom (que inclusive era a mesma) apenas uma vez, justamente por ela ser uma máscara fraca, e não mostrar grandes resultados. Porém, li muitos relatos positivos dessa máscara, então resolvi comprar, e com certeza foi uma ótima decisão! Acredito que meu cabelo está "menos exigente", já que eu tenho uma rotina de cuidados mais regrada que antes, e por causa disso eu consegui obter bons resultados. Usei a máscara pura, potencializada com maionese, suco de cenoura, azeite de oliva, óleo de abacate, com mingau de maisena, e em todos obtive ótimos resultados. Um cabelo bem hidratado, macio e fácil de desembaraçar. Acredito que o aroma melhorou, porque a versão antiga tinha um cheirinho muito simples, tipo os cremes que eu usava quando era criança, não sei explicar bem. A máscara não é consistente, continua rala/ aguada.



Algumas pessoas usam para finalizar o cabelo, eu uso apenas como máscara, e sempre deixo 40 minutos. É liberada para low poo:



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Reconstrução capilar caseira com clara de ovo

E no post de hoje temos mais uma dica caseira de como cuidar dos nossos cabelos. E a receita é super simples! Vamos precisar de:

1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de azeite extra virgem

Primeiramente, separei a clara, pois é o que vamos usar, e bati com a batedeira, até ficar em neve. Depois fui acrescentando o açúcar aos poucos. E no final adicionei o azeite. Tudo isso sem desligar a batedeira.

E o resultado foi esse:



Acrescentei duas colheres de sopa da máscara de hidratação, mas se você quiser pode usa-la pura, sem adicionar nenhum creme.

Apliquei a máscara após ter lavado meu cabelo apenas com shampoo. Coloquei uma touca plástica e esperei 15 minutos. Enxaguei, passei um condicionador, enxaguei novamente e finalizei como de costume. Seu cabelo não vai ficar com cheiro de ovo. Eu garanto :)

O objetivo dessa receitinha é reconstruir os fios, já que a clara do ovo é rica em albumina (um tipo de proteína).  Gostei muito do resultado, e além de tudo é fácil e é feita com ingredientes baratos e que geralmente temos em casa.

Fica a dica de mais uma opção simples para cuidar dos cabelos!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cowash: O que é? Será que funciona?



Quem acompanha o blog, sabe que nos últimos tempos tenho me dedicado a aprender mais sobre low/no poo, e com isso também consegui entender o que é o cowash, e por isso resolvi dividir um pouquinho do que aprendi  com vocês. Percebi que eu precisava  fazer um post explicando melhor o que é, quem pode fazer (pessoas que seguem a rotina low poo, no poo ou quem não segue nenhum desses métodos), e se ele realmente limpa os fios.

Pra começar, cowash significa lavar o cabelo com condicionador. Simples, não é verdade?

E quem pode fazer?

Depois de tudo que eu li, pude perceber que o cowash tem um resultado eficaz apenas para as pessoas que seguem a rotina do no poo, já que nessa rotina deixamos de usar óleo mineral, parafina líquida, petrolatos, vaselinas e silicones insolúveis em água. Sendo assim, fazendo apenas o cowash já  é o suficiente para limpar o cabelo e o couro cabeludo, pois o condicionador consegue remover os silicones solúveis, óleos vegetais e sujeiras. Quero lembrar que os condicionadores usados para fazer cowash não devem possuir  petrolatos, óleo mineral, parafina líquida e nem mesmo silicones, pois vejo muita gente "lavando" o cabelo com condicionadores cheios de silicones, e o pior, silicones insolúveis.

Quem faz low poo pode fazer cowash?

Até pode, mas quero lembrar que condicionadores não possuem o "poder" de remover silicones insolúveis em água. Por isso, algumas pessoas optam por acrescentar um pouquinho de shampoo (sem sulfato) ao condicionador, pra garantir que o cabelo ficará limpo. Algumas colocam no frasco do condicionador, outras colocam o shampoo apenas na quantidade de condicionador que vão usar na hora. Eu prefiro a última opção.

Quem não faz low/ no poo pode fazer cowash?

Se você usa todos os componentes que são tidos como "proibidos", é necessário ter em mente que um condicionador não vai conseguir limpar seus fios. Sendo assim, seu cabelo não vai conseguir absorver nenhum tipo de tratamento, nutrientes ou vitaminas, porque vai estar cheio de óleo mineral, parafina e derivados do petróleo, que vão encapar seu fio e impedir a absorção de qualquer substância benéfica ao cabelo. Esses componentes só podem ser removidos por um shampoo com sulfato.

E meu cabelo ficará limpo se for lavado apenas com condicionador?

Sim. Como eu disse anteriormente, se você usa produtos apenas com silicones solúveis em água e óleos vegetais puros, o condicionador conseguirá remover essas substâncias sem problemas.

E como devo lavar meu cabelo com condicionador?

Primeiramente devemos deixar escorrer bastante água entre os fios, e depois aplicar condicionador na palma da mão e massagear o couro cabeludo, como se estivesse lavando com um shampoo. Em seguida deve-se massagear os fios delicadamente para remover os silicones, óleos vegetais e poeira.

Como vocês sabem vou iniciar o low poo, e pretendo fazer cowash 1 vez por semana, mas vou acrescentar um pouco de shampoo no condicionador, para limpar melhor os fios.

Espero que consigam esclarecer suas dúvidas, se tiverem perguntas ou algo a acrescentar deixem nos comentários!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Produtos para iniciar o Low poo




Oi minha gente!!!

Depois de muito ler, pesquisar, conversar e trocar idéias, finalmente eu consegui reunir alguns produtos para iniciar a rotina do low poo. Alguns eu já tinha, e outros eu fui comprando no decorrer dos dias. São eles:

1. Creme para pentear Skala Abacate (para no/low poo)
2. Creme para pentear Skala Manteiga de karité (para no/low poo)
3.Ativador de cachos Aloecachos (para low poo)
4. Condicionador Herbal essences Caracóis definidos (para low poo)
5. Condicionador Herbal essences Hidratação profunda (para low poo)
6. Condicionador Amalfi (para low poo)
7. Shampoo Every Strand com óleo de Argan e Macadâmia
8. Máscara L'oréal Elvive Caracóis colagénio (para no/low poo)
9. Máscara Kanechom Mix Fruit (para low poo)
10. Máscara Kanechom Aloe Vera (para low poo)


Devo admitir que não consegui me conter, e tudo que era liberado e que tinha um valor razoável, saiu da prateleira e veio direto para os meus braços <3

Falta algumas coisas como a queratina, um gel fixador, mas isso pode esperar. Não faço muitas reconstruções, pois o meu cabelo não tem nenhum tipo de química, nem mesmo tinturas, então não vejo necessidade de usar muita queratina. Mas gosto de fazer reconstrução uma vez ou outra. Quando eu quiser "segurar" mais os cachos, vou preparar o gel de aveia.

As máscaras da Kanechom são para hidratação e a da L'oreal Elvive também, mas lendo os ingredientes, vi que ela tem óleo de palma/ azeite de dendê na composição (vem em 3º lugar), então vou usa-la para nutrição, e irei potencializa-la com outros óleos vegetais. Aliás, eu quase não comprei essa máscara devido a decepção que eu tive com a Color vive, mas depois de ler a composição eu resolvi experimentar.

Vou usar todas as minhas receitinhas caseiras para potencializar as máscaras!

Ainda tenho 3 produtos "proibidos": a máscara de óleo de coco da Novex, o Shampoo anti-resíduos da Skala e o shampoo com leite vegetal hidratante da Garnier. Mas vou deixa-los de lado, e vou começar de uma vez o low poo! 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Shampoo Ultra Suave com leite vegetal hidratante da Garnier



E hoje é dia de falar de shampoo. Vamos lá?

Descrição do produto: "Verdadeira receita de leveza para cabelos normais e o couro cabeludo seco, o shampoo Garnier Ultra Suave associa o leite vegetal hidratante, reconhecido pelas suas propriedades hidratantes, a uma textura untuosa e leve, que não deixa os cabelos pesados. Resultados: leves e brilhantes, os cabelos ficam extremamente suaves ao toque, fáceis de pentear e plenos de saúde."

Minha experiência: Como vocês podem ver, esse shampoo não é específico para o meu tipo de cabelo, que é crespo, seco nas pontas e oleoso na raiz. Mas mesmo assim ele cumpri bem a sua função, que é limpar meu couro cabeludo e os fios. Quando uso esse shampoo faço apenas uma lavagem (geralmente aplicamos o shampoo duas vezes quando lavamos), porque sinto que ele limpa bem, e não vejo necessidade de aplicar mais shampoo no cabelo. Tem um cheiro bem suave, que me agrada bastante. Sua textura não é muito grossa e nem líquida, fica no meio termo.



Considero um bom shampoo, mas lendo sua composição vi que ele possui soda cáustica (sodium Hydroxide/ hidróxido de sódio), e sinceramente não gosto de produtos que possuem soda cáustica na composição. Pra mim essa substância danifica muito o cabelo, mas pelo que eu li os fabricantes usam o hidróxido de sódio como espessante e para regular o pH do produto. Depois que vi a soda cáustica na composição, comecei a usar SEMPRE um óleo vegetal antes da lavagem. Produtos que possuem essa substância, perdem totalmente a credibilidade para mim. Como vou iniciar o low poo, estou criando o hábito de ler as composições dos produtos, e o que eu digo é: Fujam das palavras: SODIUM HYDROXIDE!



Beijo, e até o próximo post!