expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 19 de julho de 2015

Meu cabelo não é cacheado + Preconceito racial + Aceitação



Cada dia que passa tenho pensado mais e mais sobre o assunto. Vejo tantas pessoas (especialmente mulheres) lamentando-se por não ter o cabelo cacheado do filme, da novela ou de tal atriz, cantora.

E daí resolvi "fugir" dos posts "tradicionais", e escrever um pouco sobre isso, sobre o que eu sinto, o que penso.

E sabe o que penso? Que saímos da prisão "cabelos lisos" para entrar na prisão dos "cachos perfeitos". Antes éramos escravos da chapinha, das 1001 escovas, tudo para deixar o cabelo liso. E hoje vivemos procurando técnicas para deixar o cabelo o mais cacheado possível. Atenção! Quero deixar bem claro que não sou e não estou contra nada nem ninguém. Tenho inclusive posts no blog falando sobre técnicas para definir os cachos, porque tem dias que quero o cabelo mais cacheado, tem dias que eu não quero definição. Viva a liberdade de escolha!!! Se você se acha mais bonita com o cabelo alisado, tudo bem, o cabelo é seu você decide o que faz com ele. Se você gosta de fazer fitagem, plopping, porque quer um cabelo bem cacheado e definido, tudo bem o cabelo é seu! Ou se você gosta de usar o cabelo super volumoso, sem cachos, tudo bem também! Faça aquilo que você quer, não por imposição, mas por livre escolha!

O que eu quero dizer é: Não sejamos escravos da sociedade! Não permita se escravizar novamente! Assumir o cabelo natural não é moda, é aceitação! É você se aceitar exatamente como você é!

Qual o problema em ter um cabelo crespo do tipo 4c, que não forma cachos?

Às vezes eu recebo mensagens do tipo: "estou em transição e parece que meu cabelo não é cacheado. O que eu faço?"  "Fiz o BC (grande corte), mas meu cabelo não tem cachos, como eu deixo ele cacheado?" "Eu quero ter um cabelo igual ao seu ou igual da blogueira fulana, o que eu tenho que fazer?"

E sinceramente, de todo meu coração eu tento explicar que o cabelo crespo também é lindo, também é perfeito!

Nós não devemos nos agarrar em falsas expectativas. Será que o cabelo daquela atriz é assim mesmo? Ou será que são cachos de modeladores? O cabelo daquela cantora tem cachos perfeitos? Ou não será peruca, mega hair?

Devemos entender que cada cabelo é de um jeito. Existem cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. E todos eles são lindos! Você tem exatamente o cabelo que deveria ter. Você é linda assim!

Não começamos esse movimento para que todo mundo tenha um cabelo cacheadinho, de molinha. Começamos isso para que as pessoas se aceitem! Para colocar um fim no preconceito, no racismo.

A minha luta é fazer as pessoas se aceitarem. Aceitar seu tom de pele, aceitar o seu cabelo.

Quando era criança lembro-me perfeitamente de ouvir comentários do tipo: "cabelo de bombril", "seu cabelo é duro, é ruim". "olha o cabelo de vassoura." E de escutar da minha avó materna: "não usa isso, não faz aquilo, você tem que fazer assim, usar assim, porque é de branco, não faz/ não usa coisas de preto." Detalhe: minha avó é negra.

Como lidar com essas situações quando você é criança? Isso te marca, te fere, e você cresce achando que é feia, que ser negro e ter o cabelo crespo é algo ruim, vergonhoso.

E eu sempre digo que não quero que meus filhos e outras crianças cresçam ouvindo esses tipos de comentários. E se um dia eles escutarem tais coisas, que ao menos eles saibam se defender, que não permitam serem abalados por comentários maldosos. Que as pessoas saibam reagir a tais situações e que saibam que isso NÃO é brincadeira, é RACISMO!

Ame-se em primeiro lugar! Quando eu decidi que queria ter meu cabelo natural e percebi a importância de tal atitude para meus filhos e até mesmo para outras crianças e adultos (porque quando você vê uma pessoa tendo esse tipo de atitude, você se sente encorajado), eu coloquei na minha cabeça que nada nem ninguém poderia me abalar.  Comentários maldosos, racistas, preconceituosos, não me colocariam pra baixo. Eu tinha (eu tenho) um propósito que não era apenas assumir meu cabelo, mas assumir quem eu sempre quis ser, assumir quem eu sou!

E hoje nada me abala! Nenhum comentário maldoso, preconceituoso me afeta!

Ame seu cabelo, não importa se ele não tem cachos. Deus nos fez exatamente como deveríamos ser!

Jamais permita que alguém te coloque pra baixo, mesmo que seja sua mãe, seu marido, namorado. Saiba impor respeito! Faça isso por você, pelas crianças e pelas outras pessoas que precisam do seu apoio para entrar nessa batalha. Chega de sermos padronizados! Viva a diversidade!

Lute pelos seus direitos, pelos seus ideais. Porque não é feio usar o cabelo volumoso, crespo. Feio é o preconceito! Seja quem você sempre quis ser, sem medo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. É através dele que posso inovar e melhorar o blog. Dicas e sugestões de postagens serão bem vindos.
Comentários com palavrões ou insultos serão excluídos. Lembre-se: RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR!